A administração de prédios não é uma tarefa que pode ser realizada por qualquer um. Quando tratamos de questões de segurança, as consequências de uma boa gestão envolvem a manutenção predial e qualquer aspecto que reflita na qualidade e saúde de um condomínio.
Para evitar problemas futuros, existem algumas situações que merecem visibilidade na hora da busca por imperfeições e ocorrências que podem gerar dores de cabeça. Com isso, a Garante Deodoro separou alguns tópicos que merecem atenção, confira!
O que é a manutenção predial e tipos de falhas
Considerada um item essencial para prédios e edifícios comerciais, a manutenção predial é um serviço que tem como objetivo garantir a segurança, a confiabilidade e a conservação das edificações.
Auxiliando na prevenção desses edifícios, esse sistema busca atender às premissas de segurança para não colocar seus usuários em situações de risco.
As falhas podem ser:
Críticas – quando há danos à saúde e à segurança de clientes, funcionários e/ou ao meio ambiente e exigem intervenção imediata.
Regulares – quando há perda de funcionalidade sem prejuízo à operação direta de sistemas e desempenho, requerendo programação e intervenção em curto prazo;
Mínimas – quando há pequenos prejuízos à estética ou à atividade programável e planejada, com intervenção em médio prazo.
Tipos manutenção predial:
Manutenção preventiva: o objetivo é evitar que os problemas apareçam mais tarde, com inspeções periódicas;
Manutenção corretiva: é realizada depois que o problema já apareceu;
Manutenção preditiva: começa antes da preventiva, com a máxima atenção para identificar sinais de anomalias a qualquer momento, mesmo antes dos períodos de inspeção predeterminados.
Confira o que analisar em cada tipo de manutenção para evitar problemas futuros
Primeiramente, devemos intensificar a importância de inspeções de rotina para checar as condições de cada elemento do imóvel, pois a verdadeira manutenção predial começa antes do contato com a empresa de reparações.
Dito isso, é preciso ficar atento e analisar pequenos reparos, sejam eles elétricos, hidráulicos ou de outras naturezas e zelar pelo bom uso dos equipamentos e instalações, prevenindo assim problemas com o tempo.
Preventiva:
- Instalações elétricas e hidráulicas;
- Instalações de elevadores, gás e integridade geral da cobertura;
- Sistemas e equipamentos de segurança de áreas comuns da edificação.
Corretiva
- Rachaduras e fissuras na estrutura do empreendimento;
- Vazamentos de água ou gás;
- Impermeabilização após a detecção de infiltrações;
- Peças de elevador que teve seu funcionamento prejudicado.
Preditiva
- Estado real das instalações: é realizado apenas por empresa especializada através de metodologias com ultrassom, câmeras termográficas e sistemas de vibração.
Para uma manutenção predial eficiente, esteja atento e analise o tipo de manutenção que o seu prédio precisa, desenvolva um planejamento detalhado para cada manutenção que será realizada e entre em contato com uma empresa certificada.
Veja também: Tendências para o mercado condominial do futuro pós-pandemia
Sua gestão precisa de ajuda? Contrate os serviços da Garante Deodoro e descomplique!