A importância da inspeção elétrica no condomínio

A importância da inspeção elétrica no condomínio

Uma das mais importantes funções do síndico é garantir o bom funcionamento do condomínio como um todo. A manutenção de áreas comuns, bem como inspeções periódicas nos sistemas de fornecimento de gás, elétrico e hidráulico, é ponto fundamental em uma gestão condominial eficiente.

A importância da inspeção elétrica no condomínio é muito mais do que uma boa prática de manutenção. Além de identificar possíveis falhas, que podem ocasionar queimas de lâmpadas e equipamentos, curtos-circuitos e até incêndios, a inspeção elétrica também é uma das maneiras de deixar o seu residencial mais sustentável, realizando a troca de materiais ultrapassados por modelos mais eficientes, como a instalação de lâmpadas de LED de acendimento automático em algumas áreas de menor circulação.

Periodicidade da inspeção elétrica

Como não existe periodicidade determinada por lei, ou normas para a verificação profissional, o intervalo entre as inspeções depende da condição em que o condomínio está e do que foi atestado no último Laudo de Inspeção Predial. Caso existam muitas falhas críticas, o prazo para realizar uma nova vistoria deve ser menor. O indicado é realizar uma inspeção geral a cada dois anos, e uma mais detalhada a cada cinco.

O que deve ser checado 

  • Presença de luzes desnecessariamente acesas 
  • Queima precoce de lâmpadas ou equipamentos elétricos
  • Aquecimento de cabos e dispositivos de proteção nos quadro de distribuição 
  • Presença de dispositivos ou materiais ultrapassados
  • Intensidade da iluminação interna e externa
  • Limpeza das instalações
  • Presença de fios ou cabos soltos e descascados
  • Bateria da iluminação de emergência
  • Conformidade de antenas e para-raios

Para situações mais simples, como a bateria, acendimento automático de lâmpadas e queima precoce, a vistoria pode ser feita pelo próprio síndico ou zelador do prédio. Porém, para uma inspeção elétrica mais profunda e eficiente, como a vistoria de para-raios, antenas e limpeza, recomenda-se a contratação de profissionais especializados, a fim de evitar acidentes, como choques elétricos e curtos-circuitos.

Acesse nosso blog para mais dicas de segurança no condomínio. 

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010