Som alto, festas, barulhos de obras, cachorro latindo, televisão no último volume… os vizinhos barulhentos costumam ser um dos principais motivos de discussão entre os condôminos.
Via de regra, o horário permitido para os ruídos altos nos apartamentos é estipulado por meio da convenção ou do regulamento interno do condomínio, e geralmente vai das 9h às 22h. Porém, muitos moradores não têm conhecimento ou acabam ignorando a determinação. E nesses casos, o que fazer?
Limite de barulho
De acordo com a norma NBR 10152, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fala sobre os níveis de ruído para conforto acústico, o nível de ruído não deve ser maior do que 35 a 45 decibéis nos dormitórios e 40 a 50 decibéis na sala de estar. Hoje já existem diversos aplicativos no celular que podem ser usados para medir a frequência do barulho. Além de irritantes, ruídos muito altos podem ser prejudiciais à saúde.
Como lidar com vizinhos barulhentos
Para resolver o problema de vizinhos barulhentos no condomínio, o primeiro passo é avisar o síndico, que deve buscar uma conversa cordial com os envolvidos, perguntando se há a possibilidade de redução do barulho. Caso o problema continue, o síndico poderá emitir uma notificação por escrito e, se mesmo assim não houver melhoras, poderão ser aplicadas multas aos moradores que estão causando o mal-estar. Em casos extremos, a polícia deve ser acionada para resolver a situação.
Para obras na unidade, entretanto, recomenda-se pedir compreensão aos condôminos, pois, mesmo ocorrendo durante dias e horários permitidos, o barulho acaba sendo inevitável. Antes de iniciar as reformas, avise seus vizinhos!
Também é fundamental que todos conheçam os horários-limite para festas e obras, inclusive durante os finais de semana. Os comunicados podem ser entregues aos moradores, enviados via e-mail, grupos de mensagens ou fixados em áreas comuns do condomínio.
Acesse nosso blog e veja mais dicas de convivência nos condomínios!