(41) 3224-3794 | atendimento@garantedeodoro.com.br

Saiba tudo sobre extintores de incêndio no condomínio

extintores de incêndio no condominio

Manter a segurança do condomínio é parte fundamental do trabalho do síndico.  Além de obras e manutenções, os extintores de incêndio devem estar em dia para poderem ser utilizados em caso de acidentes.

Confira tudo o que precisa ser feito em relação aos extintores de incêndio do condomínio.

Vistoria do corpo de bombeiros

Para que o condomínio esteja em dia com a legislação, é obrigatório que seja realizado um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Nessa vistoria, serão avaliadas, além dos extintores, as condições da escada de incêndio, bem como luzes, portas antifogo e sinalizações de emergência.

O Corpo de Bombeiros também é responsável por definir quantos extintores de incêndio devem estar disponíveis no prédio. O ideal é que haja um por andar, e que o morador não precise se deslocar mais do que 30 metros para alcançar o equipamento.

Manutenção

A manutenção dos extintores consiste em verificar a validade, a pressão e a carga. Para os extintores de CO², a inspeção deve acontecer a cada seis meses. Para os demais, a indicação é de uma inspeção especializada ao ano. As mangueiras também precisam passar por verificação a cada cinco anos.

Em caso de retirada do equipamento para manutenção, é imprescindível que outro extintor fique no lugar. O condomínio não pode ficar sem extintores à disposição dos moradores.

Cuidados

É importante que o extintor de incêndio esteja bem sinalizado, visível e sem nenhum obstáculo que impeça ou dificulte o acesso do morador. Por isso, o ideal é delimitar o espaço exclusivo do extintor, proibindo que qualquer objeto seja colocado nas proximidades, como latas de lixo, carrinhos de compras, carros ou bicicletas.

Descarte correto

Caso o extintor seja totalmente utilizado ou esteja fora do prazo de validade, deve ser descartado corretamente. A indicação é levá-lo até um ponto de revenda, onde será recolhido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para uma empresa especializada no descarte. Jamais jogue o equipamento no lixo comum.

Para mais dicas de segurança no condomínio, acesse nosso blog.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010