Morar em condomínio: 5 coisas que você precisa saber antes da mudança

Morar em condomínio: 5 coisas que você precisa saber antes da mudança

Uma das maiores indecisões da vida adulta é o duelo entre casas e apartamentos. Ambos com prós e contras, é importante pesquisar como cada estilo de vida funciona e como isso irá impactar a sua rotina. 

Se o seu maior sonho é morar em condomínio, para amenizar essa indecisão, a Garante Deodoro separou 5 coisas que você precisa saber antes da mudança para o apartamento. Confira!

Segurança

A segurança é um dos tópicos mais importantes na hora de escolher o imóvel é um importante tópico na lista do que saber antes da mudança. No caso dos condomínios, podemos afirmar que são mais seguros que as famosas “casas únicas”. 

Com o avanço da tecnologia, diversos sistemas de segurança foram criados, todavia, para manter um ambiente seguro, é necessário mais do que isso. Assim, com práticas mais seguras, como a monitoração do tráfego de veículos, profissionais especializados e as câmeras, a segurança não deixará a desejar.

Lazer

A segunda coisa que você precisa saber antes da mudança para o apartamento, é sobre a área de lazer. Com o uso compartilhado dos ambientes comuns, como o salão de festas e a área da churrasqueira, é quase unânime a concordância de que esse local gera muitas intrigas entre condôminos.

Muitas vezes, o problema se dá pela falta de comunicação referente às regras e aos serviços disponibilizados pelo condomínio, mas é preciso respeito às regras das áreas comuns. Procure sempre reservar os ambientes necessários e informar o síndico que haverá utilização.

Privacidade

Em terceiro lugar, na lista do que é importante saber antes da mudança, está a privacidade. Imagine a seguinte cena: dia de folga, tranquilo, você acorda, abre as janelas e cortinas e de repente, um vizinho te observando. 

Casos como esse, não necessariamente comuns, mas propícios, podem ocorrer quando o condômino reside no andar térreo e sua janela está exposta na rua do condomínio. Nesse tipo de situação, manter as janelas abertas, pode se tornar algo incômodo para o condomínio residente desta situação. 

Nesta circunstância, é importante ter bom-senso dos dois lados, através de uma boa conversa, assim discórdias serão evitadas e não haverá conflitos.

Barulho

É comum em apartamentos e condomínios residenciais que haja ruídos e alguns barulhos nas proximidades. Por isso, antes da mudança, é necessário se acostumar com a ideia de escutar as canções sagradas de banho e o aspirador de pó no dia da limpeza, vice-versa.

Responsabilidades

A partir do conhecimento dos direitos e deveres do inquilino, a responsabilidade deve partir de todas as partes. Não é porque você mora em um condomínio repleto de funcionários, que você começará a jogar o lixo no chão e não as regras impostas no prédio. 

Morar em condomínio pode se tornar algo mais prático,mas para isso, é necessáriosaber conviver com demais grupos e respeitar opiniões adversas às suas. Mesmo após esses itens, não se preocupe: se existirem condôminos que, frequentemente, desrespeitam as regras de boa convivência, o síndico deverá enviar advertência por correspondência formal ou carta protocolada.

Confira 3 motivos para contratar uma garantidora. Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010