Salão de festas em condomínio: como evitar problemas entre vizinhos

Salão de festas em condomínio: como evitar problemas entre vizinhos

Se você é síndico, provavelmente já teve dores de cabeça relacionadas ao salão de festas do condomínio. Seja para realizar festa de aniversário, chá de bebê ou churrasco de domingo, é quase unânime a concordância de que esse local gera muitas intrigas entre condôminos.

Muitas vezes, esse problema se dá pela falta de comunicação referente às regras e aos serviços disponibilizados pelo condomínio. Para saber como amenizar esse problema, confira abaixo tudo sobre o salão de festas em condomínio e como evitar problemas entre moradores.

A importância do regulamento

O regimento interno é um conjunto de normas que regula e disciplina a conduta interna dos condôminos. Lá, deve estar especificado o uso das áreas comuns, como piscinas, playgrounds e salões de festa; o horário de silêncio; a realização de mudanças, obras e reformas e muitas outras informações para que a boa convivência seja praticada em todos os âmbitos. Reuniões de condomínio também são ótimas oportunidades para conversar sobre questões referentes ao salão de festas. 

Reservas com antecedência

Para evitar brigas futuras, deixe claro aos condôminos que eles não devem deixar a reserva para a última hora. Como na maioria dos casos é necessário solicitar a reserva do salão de festas com certa antecedência, é importante deixar os moradores cientes que se informar com o síndico e pelo regimento interno em relação a esse prazo é essencial.

Para os condôminos: não façam uso do salão sem reserva, pois isso pode implicar em consequências maiores, tal como a aplicação de multas e a geração de transtornos no condomínio.

Informações sobre o horário de reserva e o respeito à Lei do Silêncio

Para evitar problemas entre condôminos, é importante que o horário de uso do salão de festas seja respeitado. A Lei do Silêncio também deve ser respeitada, a fim de manter uma boa convivência entre todos os moradores.

Se você é síndico, é importante ficar de olho para que os condôminos não extrapolem o limite permitido. Se você é condômino, certifique-se que os seus convidados não cometam exageros que firam essa lei.

O volume da música no salão deve ser supervisionado, assim como o tom das conversas e das movimentações dos convidados durante o horário estabelecido.

A limpeza do salão

Se ocondômino recebeu osalão de festas limpo, nada mais sensato que o entregue da mesma forma. Os moradores devem estar por dentro do regimento interno, documento que estabelece se a faxina será feita pelo próprio morador que reservou e se será cobrada ou não uma taxa de limpeza.

O descumprimento das regras adotadas pelo condomínio pode gerar conflitos e multas, por isso, não deixe de informar os seus condôminos para que eles possam cumpri-las, garantindo um salão de festas sempre limpo e adequado ao uso.

Cuidado com o espaço

O salão de festas é um bem do condomínio e deve ser zelado por todos. Síndico ou condômino, não deixe de orientar os outros para que façam o mesmo. Se você é morador, sabemos que acidentes acontecem. Se for o caso, deixe o síndico ciente do que ocorreu e prontifique-se a arcar com o prejuízo gerado.

Respeito às regras das áreas comuns

Mesmo com o salão alugado, as atividades do condomínio continuarão. Portanto, respeitar às regras das áreas comuns é essencial para evitar problemas de convivência. Se você é síndico, saiba que é natural os convidados utilizarem as áreas comuns para se deslocarem durante o uso do salão de festas. Para evitar problemas com os demais moradores, deixe-os cientes sobre a importância de respeitar as regras.

Se existirem condôminos que frequentemente desrespeitam as regras de boa convivência, o síndico deverá enviar advertência por correspondência formal ou carta protocolada. Caso as infrações continuem, deve ser aplicada multa de acordo com o previsto na convenção e no regulamento interno do condomínio. Em casos extremos, o condomínio pode entrar com medida judicial para pedir a exclusão do condômino.

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