Como deixar o playground mais seguro para as crianças

Para famílias com filhos, o playground é uma das áreas mais importantes do condomínio, afinal, além do lazer, é um ótimo momento para socializar com outras crianças e pais. Mas de quem é a responsabilidade caso alguém se machuque no parquinho? O comprometimento com os filhos é inteiramente dos pais, porém, se o acidente for causado por falta de manutenção nos brinquedos, o condomínio pode sim ser responsabilizado.

Para evitar os machucados, o síndico deve cuidar da segurança do playground. Separamos algumas dicas de como deixar o playground mais seguro para as crianças, confira:

Piso emborrachado ou de grama sintética

Crianças gostam de correr e pular, por isso, um piso que evite machucados nas quedas é fundamental. Dê preferência ao EVA ou a grama sintética, ao invés de lajotas, por exemplo. Areia também é uma opção.

Brinquedos de plástico, com pontas arredondadas

Alguns brinquedos podem ser feitos de madeira, o que pode facilitar um acidente caso haja uma farpa, ponta aguda ou rachadura. Por isso, prefira brinquedos de plástico.

Sinalização de idade mínima e máxima permitida nos brinquedos

Dependendo da altura dos brinquedos, é recomendável que o condomínio sinalize a idade mínima para frequentar o parquinho sem o acompanhamento de um responsável. A partir dos seis ou sete anos, a criança já se torna mais responsável e tende a correr menos riscos. A idade máxima também ajuda a evitar acidentes entre os usuários, que normalmente é estabelecida em 12 ou 13 anos.

Manutenção mensal do parquinho

Para manter a segurança do playground, é necessário verificar as instalações mensalmente para se assegurar que não há nada quebrado, rachado ou perigoso.

Interdição em caso de obras ou reformas

Em caso de obras no parquinho ou em volta, interditar o playground ajuda a evitar acidentes mais graves, já que peças de construção podem cair no espaço das crianças, como pregos e pedaços de entulho. Depois das obras, realize uma limpeza e cuidados no local.

Cuidado com as outras áreas comuns

Outras áreas de lazer comum do condomínio também precisam de cuidados especiais: grades em volta da piscina, proteção nos ralos e pisos antiderrapantes ajudam a prevenir acidentes graves.

Saiba mais notícias e dicas em nosso blog.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010