Os funcionários de um condomínio são peças fundamentais para o sucesso da administração predial. A organização da grade de colaboradores precisa ser clara para que não haja disfunções nas tarefas atribuídas e se evite erros na gestão condominial.
Para melhorar sua gestão, confira abaixo quais são os funcionários de um condomínio e as atribuições de cada um.
Auxiliar de serviços gerais
Esse profissional tem o papel de detectar e resolver problemas da rotina condominial. É responsável por resolver variados problemas e sua função é indicada para condomínios pequenos, nos quais contratar um zelador pode se tornar muito caro.
Atribuições:
- Identificar problemas como goteiras, infiltrações ou necessidade de troca de equipamentos;
- Solicitar orçamentos e acompanhar reparos dentro do condomínio;
- Revisar o sistema elétrico e hidráulico;
- Realizar vistorias e manutenções periódicas.
Porteiro
Os porteiros não devem abandonar seu posto para realizar atividades para os moradores, guardar chaves ou demais objetos na portaria, deixar que determinada pessoa entre sem autorização e manobrar carros para moradores e visitas.
Atribuições:
- Notificar a chegada de visitas ou entregas por meio do interfone;
- Conferir se o visitante está autorizado a subir na unidade;
- Receber a correspondência dos condôminos;
- Realizar o cadastramento dos visitantes e prestadores de serviço que chegarem ao condomínio;
- Ficar alerta sobre possíveis falhas na segurança do condomínio.
Vigia
Os vigias são cruciais para a segurança dos moradores e da propriedade. Para essa seguridade, é mais comum que sejam escalados para trabalhar no período noturno e sempre estejam em circulação, fazendo rondas constantes.
Atribuições:
- Vigiar, zelar e guardar um patrimônio, com o objetivo de inibir ou detectar tentativas de crimes.
Zelador
Sua principal função é coordenar o dia a dia do condomínio e garantir que tudo funcione corretamente. Limpeza das áreas comuns, pintura do prédio e serviços de pedreiro, por exemplo, são tarefas que não cabem a este profissional.
Atribuições:
- Fiscalizar o uso das áreas comuns;
- Garantir o bom funcionamento dos aparelhos de uso comum, como academia e playground;
- Fazer a manutenção das instalações elétricas e hidráulicas;
- Comunicar ao síndico sobre irregularidades;
- Coordenar o trabalho dos demais empregados;
- Distribuir tarefas diárias da equipe de limpeza;
- Fazer supervisão das obras e reformas dentro do território do condomínio;
- Notificar os moradores sobre problemas estruturais que podem ocorrer nas unidades (por exemplo falta d’água ou interrupção do funcionamento dos elevadores).
Subsíndico
Esse cargo não é obrigatório no condomínio, sua necessidade é medida por meio de conversas durante reuniões. O subsíndico é escolhido em assembleia geral.
Atribuições:
- Atua como auxiliar nas questões administrativas e rotineiras do condomínio;
- Assume papel de gestor na ausência do síndico, como em caso de férias, renúncia ou falecimento.
Síndico
É o responsável legal pela gestão e administração do condomínio, estabelecendo a comunicação entre funcionários e condôminos. É possível optar por um síndico morador ou contratar um profissional.
Atribuições:
- Convocar reuniões de assembleia;
- Representar o condomínio em juízo ou fora dele;
- Ser porta-voz e defender os interesses comuns dos condôminos;
- Notificar imediatamente a assembleia sobre a existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
- Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;
- Cuidar da conservação das áreas comuns do patrimônio;
- Garantir a contratação do seguro, bem como guardar a apólice do condomínio.
Ficou claro quais são os funcionários de um condomínio e suas principais atribuições? Quer saber mais sobre gestão condominial ou precisa de auxílio? Entre em contato conosco!