(41) 3224-3794 | atendimento@garantedeodoro.com.br

5 dicas para amenizar os efeitos da inadimplência

5 dicas para amenizar os efeitos da inadimplência

A falta de pagamento de aluguel por parte dos condôminos pode dificultar a gestão dos síndicos. Falta de dinheiro em caixa para realizar obras emergenciais e pagar funcionários do condomínio são só alguns problemas causados pela inadimplência.

Se seu condomínio sofre com essa situação, confira cinco dicas para amenizar os efeitos da inadimplência:

Criação de fundo de reserva

O fundo de reserva é a maneira mais tradicional de arrecadar dinheiro para despesas emergenciais do condomínio. Nesses casos, um percentual da taxa condominial deve ter diretamente reservada no fundo. Essa porcentagem, que normalmente varia de 5% a 10%, deve ser estabelecida em assembleia e constar na convenção do condomínio.

O dinheiro disponível no fundo de reserva deve ser usado para garantir o bom funcionamento do condomínio em casos de despesas emergenciais ou grandes obras e reformas. 

Criação de um fundo de prevenção à inadimplência

Se o problema de inadimplência é constante em seu condomínio, a criação de um fundo específico pode ajudar a minimizar os impactos da falta de pagamento. 

Diferente do fundo de reserva, que é retirado diretamente da taxa do condomínio, qualquer outro fundo implica em aumento do valor a ser pago pelos moradores. Por isso, deve ser discutido em assembleia, ordinária ou extraordinária, a fim de evitar mais inadimplência. 

Cobrança eficiente dos condôminos inadimplentes

Cobrar condôminos inadimplentes pode ser uma tarefa desagradável para muitos síndicos. Se o morador já foi notificado de diversas maneiras e o pagamento não for feito dentro de três meses, prefira contratar serviços de cobrança especializada. Assim, evita-se situações constrangedoras e que possam criar tensões entre síndicos e condôminos.

Convocação de assembleias 

Todo e qualquer aumento nas taxas condominiais deve ser discutido em assembleia e notificado para todos os moradores e proprietários. O Código Civil afirma que a previsão orçamentária anual precisa ser votada em assembleia ordinária e, por isso, mudanças de orçamento necessitam ser submetidos à aprovação da maioria dos condôminos.

Contratação de uma garantidora

Uma das maneiras mais eficientes de amenizar os efeitos da inadimplência é com a contratação dos serviços de uma garantidora.

A Garante Deodoro assegura o repasse integral da receita do seu condomínio, independente do pagamento das taxas condominiais por parte dos moradores. Além disso, também realizamos a cobrança de inadimplentes, tirando essa função do síndico. 

Conheça todos os nossos serviços para a gestão financeira do seu condomínio e acabe com os problemas causados pela inadimplência! 

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010