(41) 3224-3794 | atendimento@garantedeodoro.com.br

Síndico: Confira 6 dicas para garantir a segurança financeira do seu condomínio

Atualmente, a taxa média de inadimplência condominial no Brasil gira em torno de 15%.

Infelizmente, a inadimplência pode trazer consequências graves tanto para o devedor quanto para o condomínio em si, que sofre com a restrição orçamentária.

Por esta razão, para evitar problemas, o síndico, assim como qualquer empresa, precisa garantir a segurança financeira do seu condomínio e evitar problemas. Confira 6 dicas para ajudar a evitar a inadimplência e manter a saúde orçamentária do condomínio em dia.

1. Elabore um planejamento

O primeiro passo para garantir a segurança financeira do seu condomínio é o planejamento.

Faça um levantamento da situação atual do condomínio, faça uma projeção dos recebimentos e despesas dos próximos meses e crie um fluxo de capital.

Desta forma, o gestor condominial poderá identificar oportunidades de realizar reformas ou melhorias, sem comprometer as finanças.

Outra grande vantagem do planejamento é que essa análise também permite que sejam identificados problemas no orçamento e verificados os motivos, para então encontrar uma forma de recuperar o prejuízo e manter o fundo de reserva.

2. Mantenha um fundo de reserva

É muito comum haver imprevistos e manutenções não programadas nos condomínios. Por esta razão a importância de manter um fundo de reserva para cobrir essas despesas emergenciais.

Vale lembrar que para que o síndico possa utilizar o fundo de reserva é necessário que seja aprovado em assembleia e posterior prestação de contas aos condôminos.

3. Mantenha o controle financeiro em dia

Quando o síndico recebe os valores pagos pelos moradores através da taxa de condomínio, ele tem o dever de fazer o uso adequado desses recursos, para atender as necessidades dos condôminos.

O uso indevido dos valores ou a falha na prestação de contas pode trazer problemas para a gestão do condomínio e afetar sua credibilidade.

Sendo assim, o controle financeiro do condomínio deve ser realizado com bastante cuidado e atenção para que se tenha segurança financeira.

4. Evite desperdícios

As despesas que envolvem uma gestão condominial são altas e nem sempre é possível evitar o desperdício que acabam onerando o orçamento financeiro.

No entanto, pequenas mudanças de hábito podem reduzir essas despesas. Questões como consumo de água, luz, limpeza e conservação de áreas comuns, por exemplo, são ótimas para serem trabalhadas e conscientizar os moradores por meio de campanhas.

Outra dica é investir em recursos sustentáveis e eficiência energética, como captação de água de chuva, sensores de presença e outros dispositivos que ajudam na redução de custos.

5. Analise os contratos com terceiros

Outro aspecto que pode exercer grande influência na segurança financeira do condomínio é o contrato com terceiros.

Avalie periodicamente os contratos já existentes e os futuros. Itens como reajustes, períodos de fidelidade, multas e cancelamento de contratos, descrição da prestação dos serviços, entre outros itens.

Além disso, já é uma regra a apresentação de no mínimo três orçamentos distintos antes de contratar a empresa. Isso evita valores acima do mercado e gastos excedentes.

6. Avalie custos com recursos humanos

A maior despesa dos condomínios está na despesa com pessoal. No entanto, é possível fazer ajustes adotando uma gestão eficiente de recursos humanos, como:

Evite horas extras e avalie a possibilidade de contratar um folguista;

Evite que funcionários acumulem funções, já que isso pode representar um custo alto para o condomínio e, também, resultar em ações trabalhistas;

Ao selecionar os funcionários, procure bons profissionais que estejam dispostos ao trabalho, evitando rotatividade e custos com rescisão e eventuais indenizações trabalhistas.

Uma gestão condominial eficiente permite que as despesas e receitas sejam equilibradas e garante a segurança financeira do condomínio.

Além disso, contar com uma garantidora de condomínio como a Garante Deodoro, ajuda a ter inadimplência zero e tranquilidade para planejar obras e melhorias e inclusive, reduzir a taxa condominial.Fale com a Garante Deodoro e conquiste a liberdade financeira que você precisa.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010