Síndico amador: dicas para sua gestão de 2021

Síndico amador: dicas para sua gestão de 2021

Ser síndico de um condomínio exige dedicação e responsabilidade, além de jogo de cintura para lidar com todas as situações que podem surgir entre vizinhos. No caso do síndico amador, quando um dos condôminos se candidata para a função, ainda é necessário se atualizar sobre algumas capacidades e habilidades, principalmente administrativas e contábeis.

Se você pensa em se candidatar como síndico do seu residencial este ano, ou então, continuar seu mandato, confira essas dicas para tornar sua gestão mais eficiente em 2021.

Estabeleça seu horário de atendimento

O síndico deve estabelecer um horário determinado, conforme sua disponibilidade, para cuidar das tarefas relacionadas ao condomínio. Fora desse período, o ideal é orientar que os funcionários, em geral o zelador, sejam os intermediários das eventuais situações, acionando o síndico em casos urgentes.

Estabelecida em contrato, o síndico profissional tem uma jornada semanal pré-definida a cumprir. Já o síndico amador, como é morador do prédio, não tem jornada definida. Portanto, é extremamente importante colocar limites em relação ao horário de atendimento.

Para estabelecer um horário, é importante conhecer a rotina dos moradores e integrar o horário com o deles. Durante esse período, é interessante conversar com o zelador e se atualizar das informações importantes. O ideal é que o “plantão” não seja feito na casa do síndico, mas sim na portaria, salão de festas ou sala do síndico, se houver.

Crie canais oficiais de comunicação

Para formalizar a comunicação com os moradores, o síndico deve estabelecer um ou mais canais de comunicação oficial. Isso serve para controlar reclamações, demandas e também para evitar ligações ou chamadas por interfone em horários inoportunos. 

Esse canal pode ser um grupo de WhatsApp, um e-mail oficial, um formulário online, uma caixinha de sugestões ou um livro de ocorrência. Escolha o que melhor se adapta às necessidades do seu residencial.

Invista em suas habilidades 

Algumas habilidades são indispensáveis para uma boa gestão condominial: noções básicas de administração, direito e contabilidade devem ser somadas a uma boa oratória e capacidade de resolução de conflitos. Existem cursos específicos para síndicos amadores, procure se atualizar!

Organize o planejamento financeiro do condomínio

Se a inadimplência condominial foi um problema na última gestão, é de extrema importância que o planejamento financeiro seja feito com o devido cuidado e atenção. Uma maneira de resolver as questões financeiras do residencial é por meio da contratação de uma garantidora.

Com os serviços da Garante Deodoro, seu condomínio passa a ter repasse integral da receita mensal em data preestabelecida, independente do pagamento dos condôminos. Assim, você terá sempre dinheiro em caixa para o pagamento de fornecedores e funcionários, realização de obras emergenciais e para a boa manutenção das áreas comuns do condomínio.

Confira mais serviços da Garante Deodoro:

  • Emissão de boletos online
  • Área do cliente via web e app
  • Cobrança especializada de inadimplentes
  • Convênios para melhorar a qualidade de vida no seu condomínio

Entre em contato com a gente e garanta mais eficiência para sua gestão!

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010