(41) 3224-3794 | atendimento@garantedeodoro.com.br

Síndico profissional: 5 passos para uma gestão eficiente

A gestão de condomínios é uma função bastante complexa, que exige uma administração adequada dentro de várias áreas, como: finanças, jurídica, relacionamento, entre outras. Por isso, é necessário planejamento e organização. Se você é síndico profissional, confira 5 passos para uma gestão eficiente no seu condomínio.

1 Conheça as normas estabelecidas por lei e suas obrigações

Assim como qualquer outra profissão, a função de síndico deve ser exercida dentro das normas, por esta razão, é fundamental estar ciente dos seus direitos e deveres como tal.

As funções do síndico estão, inclusive, descritas no Artigo 1.348 do Código Civil Brasileiro, bem como seus direitos, como férias, remuneração, entre outras questões.

Em consonância com a legislação, é essencial ainda, que você, como síndico profissional, esteja por dentro do regimento interno do condomínio. Esta atitude será um facilitador na hora da tomada de decisões ou simplesmente para resolver atritos.

Uma dica é fixar o regimento nas áreas comuns ou disponibilizar o documento na portaria, por exemplo, para que possa ser consultado pelos condôminos sempre que surgirem dúvidas.

2 Monte um cronograma

Na maioria das vezes, quando um novo síndico assume a gestão condominial, é comum ter que organizar algumas questões.

Como a demanda neste início é intensa, o cronograma é um ótimo aliado para organizar todos os processos e planejar os próximos passos.

Entre as ações que podem constar neste cronograma estão:

Ações a serem executadas a curto, médio e longo prazo;

Manutenções preventivas;

Assembleias.

3 procure conhecer os moradores do condomínio

Parece algo óbvio, no entanto, conhecer os moradores do condomínio e estar familiarizado com o ambiente de trabalho, torna a convivência e as ações muito mais tranquilas. Afinal, a gestão de um síndico profissional deve ser sempre pautada pelo diálogo e as boas relações.

4 Invista em cursos e especializações

Segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), um bom síndico deve ter amplo conhecimento das técnicas administrativas, contábeis e tributárias, pois além de manter e administrar, ele será responsável por representar o condomínio nas ações legais.

Portanto, além dos conhecimentos específicos para desempenhar a função de síndico profissional, é preciso estar sempre atualizado com as novidades da área.

Deste modo, invista em cursos e especializações que contribuam para o seu desenvolvimento.

5 Conte com a ajuda de uma garantidora

Sabemos que a gestão condominial tem muitos desafios, como a contabilidade, o financeiro e a própria parte jurídica, que precisam de atenção. Portanto, contar com a ajuda especializada de uma garantidora pode tornar a sua gestão como síndico profissional muito mais eficiente e leve.

Isso porque, com tantas demandas diárias que um condomínio exige, a cobrança pode ser algo desgastante.

Ao contar com uma garantidora, como a Garante Deodoro, além de evitar o estresse das cobranças de inadimplentes, você conquista a liberdade financeira da sua gestão com o caixa do condomínio positivo e fica livre para cuidar de outras demandas.

Quer conhecer todas as vantagens de contratar a Garante e tornar a gestão condominial ainda mais eficiente?  Entre em contato com quem entende de receita garantida!

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010