Saiba quando e como a limpeza da caixa d’água deve ser realizada

limpeza da caixa d'água

Muitas doenças estão ligadas, direta ou indiretamente, à qualidade da água que consumimos. E é por isso que a limpeza da caixa d’água do condomínio precisa ser feita de forma adequada e com a frequência necessária.

O aconselhável é que o condomínio contrate uma empresa especializada. A limpeza deve ocorrer, no mínimo, duas vezes por ano, preferencialmente antes de iniciar o verão e logo antes do inverno.

Para garantir que a limpeza foi feita corretamente, alguns pontos importantes precisam ser observados, como a estrutura externa e interna do reservatório, a presença de limo e a vedação adequada com lacre, que evitam contaminações na água armazenada. A vedação correta impede também que animais acabem entrando e caindo na caixa d’água, um problema grave e complicado de resolver, já que contamina todo o líquido. 

Outra forma de verificar a eficiência da limpeza é o teste de potabilidade, uma análise feita em laboratório que detecta a presença de germes, bactérias e outros organismos que podem ser nocivos aos seres humanos. Uma dica é instalar um filtro logo na saída da caixa d’água. Assim, a água que chega na torneira dos moradores já está pronta para consumo. 

É importante programar a limpeza da caixa d’água no calendário de manutenções do condomínio e comunicá-la a todos. Assim, os moradores não serão pegos de surpresa, já que é bem provável que os apartamentos fiquem sem água durante algum período do dia.

Confira nosso blog para mais dicas de manutenção condominial! 

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Endereço

Rua Marechal Deodoro, 320 – Sala 301/2
Centro, Curitiba/PR – CEP 80.010-010